Abuso de Crianças e Jovens Da Suspeita ao Diagnóstico

20,55 €

incl. impostos mais envio

Descrição

O trabalho de detecção, sinalização, diagnóstico e prevenção do abuso de crianças e jovens requer o envolvimento de todos, desde o Estado à população em geral, incluindo as próprias vítimas e suas famílias, tendo em vista a sua protecção. Requer, particularmente, a máxima cooperação das instituições com competência legal nesta matéria e uma intervenção de nível profissional e especializado de todos os que trabalham com estes casos. Assim, os profissionais deverão estar habilitados a detectar os casos, sendo certo que só se encontra o que se sabe procurar.

Deverão, ainda, estar sensibilizados para um trabalho multidisciplinar, articulado com os diferentes intervenientes neste processo, conhecendo e respeitando o papel e competência de cada um; de facto, "investigações" e "intervenções" isoladas e individuais, ou repetidas, são, na maior parte das vezes, mais perniciosas do que úteis, agravando o risco de vitimização secundária, destruindo ou contaminando evidências e não prevenindo desfechos fatais.

Este livro sistematiza a informação relevante e fundamental sobre o assunto, constituindo um instrumento de trabalho para todos aqueles que trabalham com crianças e jovens: educadores e professores, médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, advogados e magistrados, entre outros. Tem como objectivo promover a correcta suspeição ou detecção do abuso, bem como a sua necessária e adequada sinalização, passos fundamentais para um diagnóstico certo e atempado, sem o qual não será possível a intervenção de protecção da vítima e a investigação criminal sobre o caso.


Autora: Teresa Magalhães

Editora: Lidel

ISBN: 9789727576555

Páginas: 240

Edição: 1 Ano: 2010

Idioma: Português